17/10/14

Esquenta Republica 2014 " burning and looting".

 O apreciadores do roots pensando em mostrar ao publico a vibe positiva que haverá este ano na  11ª edição da republica do reggae preparou um resumo do que esta por vir. Sinta só!

 Assumindo o tema "De volta às Raízes" - Valorizando e prestigiando o Reggae Roots a Republica do Reggae 2014 conta com artistas altamente conceituados em sua grade de atrações:

Bunny Wayler


 Bunny Wailer, também conhecido como Bunny Livingston, foi um integrante da formação original do grupo de reggae The Wailers, juntamente com Bob Marley e Peter Tosh. Cantor, compositor e percursionista, foi batizado de Neville O'Riley Livingston em 10 de abril de 11947 na Jamaica.

 Depois de deixar o grupo, Bunny fixou-se mais em seus princípios espirituais. Assim como os outros Wailers, ele era um Rasta declarado. Ele produziu alguns de seus álbuns, além de compor e regravar a maioria do material do catálogo dos Wailers. Ele obteve sucesso gravando músicas apolíticas, mais pop e dançantes. Bunny sobreviveu a seus contemporâneos quando a morte violenta era um comun nesse lugar .
Wailer ganhou três Grammys de "Melhor Álbum de Reggae": em 1990, 1994 e 1996.


Midnite


 Vaughn Benjamin vêm da ilha de St Croix, Midnite é uma das mais promissoras bandas de reggae roots do milénio. Eles estão conscientes das vanguardas reggae que representam o Rei e da Rainha da música para a plenitude de Jah. As letras profundas e inovadoras são sinceras e enraizadas profundamente para apresentar a outra metade da história.






Dezarie

 Dezarie é uma cantora de reggae nascida em St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas. Divide as dependências do estúdio Afrikan Roots Lab com os conterrâneos do Midnite. Recebeu o prêmio Best New Female Reggae Artist (Melhor Revelaçao Feminina do Reggae) em Atlanta antes de retornar a ilha de St. Croix. Possui quatro discos em sua carreira, Fya de 2001, Gracious Mama Africa de 2003, Eaze the Pain de 2008 e The Fourth Book (2010).


 Em suas apresentações no Brasil, a cantora foi bem recebida pelas críticas e pelo público, devido sua postura e presença de palco.





Edson Gomes

 Edson Gomes é cantor de reggae, brasileiro, nasceu em 1955 em cachoeira, BA. Já gravou seis álbuns, tem duas coletâneas, e CD e DVD ao vivo. Edson é considerado o maior cantor de reggae nacional. Na adolescência Edson já mostrou que tinha talento para música, aos 16 anos venceu o festival de música de seu colégio com sua música, “Todos Devem Carregar Sua Cruz”.


 Assim como muitos jovens brasileiros, Edson teve que começar a trabalhar cedo, devido as condições financeiras de sua família. Foi trabalhar na construção civil em São Paulo, em 1982. Paralelamente Edson grava seu primeiro compacto, e ganhou prêmios como melhor interprete do Festival Canta Bahia e o Troféu Caymmi









Ponto de Equilibrio

 A banda surgiu em Dezembro de 1999 no bairro de Vila Isabel – berço do samba – no Rio de Janeiro. Grande parte da banda convivia desde a infância e na época de formação todos moravam nesta localidade. Uma grande marca do início do Ponto de Equilíbrio é o amor pelo reggae tradicional jamaicano que marcava seus oito jovens fundadores, variando na época entre 15 e 21 anos de idade. 

 O porquê do nome Ponto De Equilíbrio?

 No primeiro mês de existência a banda ensaiou ainda sem nome e sem sugestões para tal, mas na véspera de uma viagem para o Sana – região montanhosa, ponto de encontro de admiradores do reggae no estado do Rio de Janeiro -, Lucas Kastrup (baterista e compositor de algumas músicas) teve um sonho no qual os oito membros do grupo estavam reunidos e o nome aparecia claro entre eles. 
 Daí veio o nome, de um sonho e revela a profunda relação espiritual da música e do ideal contido das letras e músicas da banda.



Tribo de Jah



 O grupo foi formado na Escola de Cegos do Maranhão onde se conheceram os quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho), lugar em que viviam em regime de internato, começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada. Foi neste momento que surgiu o radialista Fauzi Beydoun, nascido em São Paulo, filho de italianos com libaneses, que já havia morado quatro anos na Costa do Marfim (África), grande aficionado pela cultura reggae a qual era efervescente em São Luis nos anos 80, e que se tornou um fenômeno quase inexplicável nas terras brasileiras do Maranhão, invadindo inicialmente os guetos para depois tomar toda cidade, o interior do estado e até os estados vizinhos.



 Essa constelação de artistas  estarão reunidas no palco principal  da republica do reggae em breve um resumo sobre as bandas do palco alternativo..  ( Jah bless  to all)



Um comentário: