02/08/23

Filha de Bob Marley transforma Jamaica para fazer história na Copa Feminina

 Inspirada pela paixão do pai, Cedella Marley tornou-se embaixadora e principal patrocinadora da adversária do Brasil nesta quarta: "Futebol é liberdade"

Cedella Marley estava em casa, nos Estados Unidos, quando sentiu palpitações no peito e uma tremedeira incessante nas mãos. Ela não podia acreditar no que via. Pensou no que o pai diria se estivesse vivo e abriu um sorriso largo, para deixar as maçãs do rosto queimando por minutos depois da euforia. Ela sabia: as mulheres da Jamaica haviam feito história no futebol.



— Eu senti como se meu coração fosse sair do meu peito — conta Cedella, com um respiro profundo.

A Jamaica conquistou sua primeira vitória em uma Copa do Mundo feminina, diante do Panamá, e agora basta um empate para interromper o sonho brasileiro e conquistar o delas: ir às oitavas de final do torneio.

Eu fiz uma chamada de vídeo com as jogadoras e disse: "Vocês conseguiram" e elas disseram "Nós conseguimos". Estávamos todas gritando e pulando em comemoração.

Cedella construiu-se como cantora, dançarina, designer, atriz e empresária, mas para essas mulheres há um papel ainda maior: o de embaixadora e principal patrocinadora da seleção feminina da Jamaica. E se o sobrenome soa familiar, é porque Bob Marley — músico responsável por popularizar o reggae no mundo — é seu pai.

Meu pai adorava futebol. Costumava dizer que "futebol é liberdade" pelo que significava para ele.




— lembra Cedella, com um sorriso no rosto.

— Passei a levar essas palavras a sério do meu próprio jeito, por causa do que vi o futebol fazer na vida das mulheres. Através do futebol, elas são livres para ter educação, uma chance de melhorar suas vidas, mas também de famílias e comunidades. O futebol significa liberdade de ideias e dos costumes ultrapassados que querem impedi-las de viverem seus sonhos.

Marley, aliás, tornou-se uma peça fundamental para que essas meninas e mulheres vivam sonhos com a seleção jamaicana. Era 2008 quando a Federação dissolveu o time feminino por falta de dinheiro, após não conseguir passar da fase de grupos no Torneio de Qualificação Olímpica. O time sumiu até do ranking da Fifa, em 2011, por inatividade, e só seis anos depois, em 2014, foi reiniciado.

Ali, o filho de Cedella, Skip Marley, voltou um dia da escola com um panfleto que pedia doações em dinheiro para ressuscitar o time de futebol feminino da Jamaica. "Apoie as Reggae Girlz", dizia o papel.

Era um pedido de socorro. A seleção estava de volta, havia desempenho uma boa campanha na Copa Ouro, antes das eliminatórias do Mundial, e buscava patrocinadores para se manter viva. Faltava dinheiro para viagens, alimentação, alojamento, campos de treinamento. "Faltava tudo", ela resume.

Cedella cresceu vendo o pai, Bob Marley, e os irmãos Ziggy e Steve jogarem futebol nas ruas de casa, mas nem sequer sabia da existência de uma equipe feminina na Jamaica. Tocada pela história, mobilizou os irmãos, Damien e Steve, e gravou a música "Strike Hard", ali usada para arrecadar recursos e ajudar as jogadoras na equipe nacional.

Foram cerca de 300 mil dólares arrecadados no primeiro ano, com a ajuda também de uma vaquinha virtual, e a iniciativa transformou Cedella em embaixadora e principal patrocinadora da seleção, com a "Bob Marley Foundation".

— Cedella Marley foi corajosa em nos ligar e nos ajudar, porque o futebol na Jamaica era nulo. Acho que temos um longo caminho a percorrer em termos do que países como o Brasil estão produzindo, estamos longe do futebol feminino no resto do mundo, mas estamos tentando crescer — disse o atual técnico da seleção, Lorne Donaldson, em entrevista antes do jogo com o Brasil.

Essa diferença destacada por Lorne pode ser vista em outros âmbitos da seleção. Apesar do patrocínio de Cedella, por exemplo, a Jamaica enfrenta problemas com a Federação por questões salariais e cortes no orçamento. A entidade não arcou com todos os custos da viagem para a Austrália e Nova Zelândia, e a seleção chegou a fazer uma vaquinha online para poder disputar o Mundial.

Marta mostra confiança inabalável na vitória sobre a Jamaica para manter a Seleção Brasileira na Copa feminina

Antes da estreia, inclusive, elas chegaram a afirmar publicamente que a JFF "não cumpriu com os pagamentos acordados contratualmente" e que no momento em que deveriam estar concentradas na preparação, eram obrigadas a expressar a "maior decepção" com a Federação. A JFF, em seu site, reconheceu que "as coisas não foram feitas com perfeição" e disse que estava "trabalhando assiduamente para resolver" as questões.



Os problemas estão longe de ser caso isolado. Em 2019, quando disputaram a Copa pela primeira vez, as jogadoras da Jamaica também tiveram falta de pagamentos e chegaram a entrar em greve na época, após seis meses de valores em aberto para receber.

— Nós somos uma família. Nós protegemos umas às outras, queremos o melhor para nós e queremos deixar um legado de força, união e empoderamento para as futuras reggae girlz — conta Chinyelu Asher, ex-integrante da seleção, participante da greve e membro do conselho de atletas da FIFPRO.

Cedella Marley, por sua vez, diz que pouco teve contato com a Federação desde que abraçou as jogadoras como família. Há dois anos, cada vez mais envolvida na história, lançou a Football Is Freedom — como referência às palavras do pai e agora com uma instituição para promover o futebol feminino no Caribe, América Latina e nas comunidades da diáspora nos Estados Unidos.

A iniciativa financia programas e academias, apoia o desenvolvimento das seleções através de amistosos e minitorneios, e investe também no bem-estar das jogadoras financiando bolsas de estudo para ajudá-las a ter sucesso fora do futebol quando o momento chegar.

Aos 51 anos, marcada por uma história que transformou em sua, Cedella Marley pensa em honrar o amor do pai pelo futebol e assim construir um legado próprio, com o qual sempre sonhou.

Começa com a Jamaica, mas meu sonho é maior. Tenho visto ao longo dos anos que há reggae girlz em todos os países, e elas merecem a chance de experimentar a liberdade que o futebol pode trazer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário