24/01/22

Cinco músicas para relembrar Bob Marley, cuja morte completar 41 anos agora em 2022

 Músico jamaicano segue fazendo sucesso entre públicos de diferentes países, idades e classes sociais


Quatro décadas após a morte de Bob Marley, suas músicas seguem fazendo sucesso. O caráter universal de suas mensagens de união, simplicidade e libertação comovem até hoje pessoas de diferentes países, idades e classes sociais — chegando a 14,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Ao longo da carreira, Bob Marley lançou 13 álbuns de estúdio e outros dois ao vivo, passando por ritmos que vão do ska ao reggae, com influências do folk, do R&B e do soul. A seguir, GZH elencou as principais músicas para conhecer a vida e carreira do cantor. Confira:


Simmer Down 

Simmer Down foi o primeiro sucesso de Marley, quando sua banda ainda se chamava Wailing Wailers. A canção é um ska, ritmo que mistura influências do folclore jamaicano com R&B e jazz, que estavam em alta nos Estados Unidos, na época.  

Lançada em 1963, quando Marley ainda não era adepto do movimento rastafári, a música é direcionada aos jovens dos guetos de Kingston. A letra diz para eles não se desanimarem (simmer down, em inglês) com a onda de violência na época. 



Small Axe 

Lançada pelo grupo The Wailers em 1973, no álbum Burnin, Small Axe foi escrita no final dos anos 1960 por Bob Marley e Lee Perry, empresário e produtor da banda na época. Cantada em primeira pessoa, a música é uma metáfora para a superação da opressão: Se você é uma grande árvore / Nós somos o pequeno machado / Afiado para te cortar / Pronto para te cortar, diz a letra. 

De acordo com fãs, a música é uma referência ao poder das três gravadoras que dominavam a distribuição de músicas na Jamaica na época, chamadas de The Big Three. Em inglês, three, que significa três, tem a pronúncia semelhante a tree, palavra para árvore. Na época da gravação da música, o The Wailers tinha seu próprio selo independente, o Wail 'N Soul' M. 

A canção pode ser interpretada de diversas outras formas. Uma delas é de que se trata de uma referência à luta pelos direitos civis, que ocorria nos Estados Unidos na época, já que a música recebe influências do soul e do funk americanos. 



I Shot the Sheriff

Também cantada em primeira pessoa, I Shot the Sheriff é uma confissão de um sujeito que diz ter atirado no xerife local e afirma ser falsamente acusado de ter matado o vice-xerife. A canção foi o primeiro hit do The Wailers na Europa, tendo seu sucesso impulsionado pelo cover de Eric Clapton, que chegou ao primeiro lugar da Billboard Hot 100 em 1974.



No Woman, No Cry

Responsável por popularizar Bob Marley & The Wailers em todo o mundo, No Woman, No Cry foi lançada pela primeira vez em 1974, no álbum Natty Dread, mas sua versão mais conhecida foi gravada ao vivo em Londres e lançada no álbum Live!, de 1975. 

Assim como o título sugere, a letra da música é um consolo a uma mulher que chora. Com empatia, o narrador relembra acontecimentos do cotidiano em Kingston, dizendo que "tudo vai ficar bem".

No Woman, No Cry é a canção de reggae mais regravada da história. No Brasil, a música ganhou uma versão em português, de Gilberto Gil, que a chamou de Não Chore Mais. Anos mais tarde, o brasileiro disse que a ideia era associar os problemas enfrentados no país caribenho ao que ocorria no Brasil. 

— No Woman, No Cry retratava o convívio diário de rastafáris no government yard (uma espécie de moradia popular) em Trenchtown, e a perseguição policial, provavelmente ligada à questão da droga, que eles sofriam. Esta situação eu quis transportar para o parque do Aterro, no Rio de Janeiro. Coincidindo com o momento em que a abertura política estava começando, Não Chore Mais acabou por se referir a todo um período de repressão no Brasil — disse o músico em 2014. 



Redemption Song 

Considerada o canto de cisne de Bob Marley, Redemption Song encerra Uprising, último disco gravado pelo artista antes de morrer, em 11 de maio de 1981, aos 36 anos. Quando gravou a canção, Marley já sabia que estava com câncer. 

A canção é um solo acústico com o próprio Marley cantando e tocando violão. Entre uma despedida otimista e um conselho aos fãs, Redemption Song conta com versos inspirados em um discurso do atisvista pan-africano Marcus Garvey, que inspirou o movimento rastafári. 

No ano passado, em comemoração aos 75 anos de Bob Marley, sua família lançou um vídeo em animação para Redemption Song, assinado pelos franceses Octave Marsal e Theo De Gueltzl.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário